sábado, 3 de março de 2012

Um guia elementar lolita sobre chá


O chá tem sido considerado importante há muito tempo na comunidade lolita, seja como motivo (em vestidos e outras roupas) ou como socialização (encontros em casas de chá) ou simplesmente como parte da "dieta lolita". Embora algumas lolitas tenham declarado ultimamente que estão cansadas e chá e gostariam de começar a ter encontros em cafés e chocolaterias, encontros em casas de chá e suas bebidas subsequentes ainda parecem estar no topo da lista.
Por que chá é uma coisa tão importante, de qualquer maneira? Por que não é o café ou o chocolate quente nossa libação patrona? Bom, primariamente devemos voltar a Inglaterra... (imagine efeitos de flashback ondulantes aqui se quiser)



História do Chá
O chá como conhecemos é originário de vários países, principalmente China, Índia e Ceilão (atual Sri-Lanka), e algumas histórias também sugerem o Japão. Foi introduzido a Inglaterra por volta da metade do século XVI, durante a época do Protetorado de Cromwell (1653 - 1658). Naturalmente sendo um produto importado da China era muito caro, originalmente reservado aos aristocratas e monarcas - a nobreza. Para as classes mais baixas, eles começaram a anunciar como uma bebida medicinal. De qualquer forma, seria necessário a restauração da monarquia (Charles II) para popularizar o chá novamente; sua esposa, a princesa portuguesa Catarina de Bragança trouxe um grande baú de chá como parte de seu dote. Chá naquela época ainda não era como o chá que conhecemos hoje - os nobres bebiam à maneira chinesa, bebendo chá verde em canecas e bules chineses. A "parafernalha" era extremamente cara, e a senhora da casa destrancaria a caixa de chá e o misturaria para seus convidados numa tigela de cristal em um ritual gracioso.
É fascinante como o chá teve um efeito cascata através das classes. Como disse, o chá era tão caro que era mantido trancado a chave. De qualquer forma, os criados preparavam chá com as folhas usadas dos nobres, e então revendiam as folhas usadas duas vezes pela porta dos fundos. Conforme o chá foi se espalhando, ele de fato melhorou a saúde da nação, já que era necessário ferver a água. Por volta do século XVIII já era uma paixão nacional, embora os preços continuassem exorbitantes. Algumas vezes os pobres compravam misturas de chás que na verdade eram misturadas com esterco de ovelhas! (Não se preocupe, o Ato de Adulteração de Comidas e Bebidas e 1872 deu um basta nisso.)

Invenção do chá da tarde
Anna, a sétima duquesa de Bedford, é tida como aquela que começou a tradição do chá da tarde. Ela era afligida por volta das 4 da tarde todos os dias com uma sensação de estar afundando durante as refeições, e um dia pediu por um bule de chá, pão e manteiga, e bolo para ser mandado aos seus aposentos. Uma vez que ela começou o hábito, ela descobriu que não poderia parar, então o tornou popular entre seus amigos também. Por volta de 1880 o chá da tarde tinha se tornado uma ocupação elaborada a ponto de as damas se trocarem com "vestidos de chá" - leves, de chiffon com babados e cintura solta para o consumo de bolos. Aqueles que não tinham nobreza para promover uma elegante festa do chá podiam ir a uma casa de chá.

O que exatamente é "high tea"?
High tea é uma refeição vitoriana principalmente para as classes média e mais baixas. Para aqueles que não tinham tempo para o chá da tarde, 5 ou 6 da tarde era a hora do high tea, nomeado assim por ser feito numa mesa alta, ou na mesa da sala de jantar. Diferentemente do chá da tarde, você não encontrará bolinhos ou finos sanduíches macios. O high tea deve ser uma refeição substancial, substituindo o jantar. Algumas coisas que você provavelmente encontrará em um high tea: torta de ovos com bacon, um corte de presunto, um prato salgado como cozido de camarão, sanduíches robustos, bolos pesados feitos com frutas secas e aveia, bolos de chá quentes, e torradas. É mais popular em lugares como o norte da Inglaterra e Escócia, e tende a se adaptar ao gosto local.



Por que lolitas (provavelmente) gostam de chá
Então, lendo a breve história do chá na Inglaterra, você pode adivinhar por que o chá é tão popular entre as lolitas? Eu vi a palavra "nobreza" flutuando ali várias vezes. Chá, em suas formas mais elegantes, era para os ricos, e então eles fizeram disso uma pequena cerimônia de socialização através dos chás da tarde, ou o que consideramos "tea party". E é claro que as damas se vestiam da melhor forma possível e tinham risadas tilintantes sobre xícaras adoráveis e caras de chá, com conversas leves e comidas leves. Como a moda lolita tira sua inspiração principalmente das jovens donzelas vitorianas de classe alta, chá é um tema óbvio e tea party é uma óbvia escolha de encontro. Quem não gostaria de se sentar ao redor de uma mesa redonda com louças Wedgwood cheias de merengue e conversar com outras jovens damas lindamente vestidas? E portanto o amor de lolitas por chá está explicado.



Conhecendo seu caminho através de um menu de chás
Se você for a um encontro lolita numa casa de chá ou você simplesmente gostaria de saber mais sobre o que está bebendo, este é seu guia. Aqui estão tipos básicos de chá que você pode ver sendo mencionados...
Embora o chá seja apenas uma espécie de planta, ele vem em três variedade: o chinês, o indiano ou Assam, e híbridos dos dois. A folha chinesa é mais enrolada quando seca, ligeiramente menor, e cresce em altas altitudes. O Assam é uma folha maior e mais aberta de altitude mais baixa. Dessas variedades, há quatro tipos: branco, verde, oolong e preto.

Chá branco é o único chá que não é fermentado, ou às vezes muito levemente. A parte da planta de chá usada no chá branco é a ponta das folhas mais jovens (você já viu o comercial da Snapple? "Chá branco é uma folha de chá bebê.") Chás brancos são mais claros na cor, com aroma de flores. Alguns dos chás brancos populares são Silver Needle, Peônia Branca ou Jasmin. É o meu favorito, pessoalmente, eu amo o perfume!

Chá verde é similar o chá branco no que diz respeito as folhas não serem fermentadas. Então, toda a água é deixada evaporar - depois disso, é seco no fogo. Chá verde também tem um gosto "limpo", mas eu alguns casos também tem um gosto vegetal, na minha opinião. Eu não sou fã de chá verde, mas muitos apreciam seu sabor fresco da terra.

Chá Oolong recebe um processamento similar ao chá ver, mas é permitido secar para posterior oxidação. Esse chá tem um sabor muito agradável e é recomendado para aqueles que começaram agora a beber chá. No entanto são mais fortes que o chá verde ou o branco.

Chá preto é o chá completamente fermentado com o sabor mais forte. Esse é o chá tipicamente tomado com chá da tarde ou chá inglês, e o único chá tomado com leite e açucar. Marcas básicas de chá de supermercado são misturas de chá preto. Também é primariamente o chá usado para fazer chá gelado. Alguns chás pretos populares que você deve conhecer são Earl Grey (com flores de bergamota dando seu aroma característico), Irish ou English Breakfast.

Outros "chás" geralmente não são chás de verdade, mas são feitos de ervas distintas. Rooibos ou "chá vermelho", é feito de uma erva sul-africana com um sabor de frutas. Chás herbais, como camomila ou hortelã, são feitos a partir dessas plantas, e portanto são tipicamente descafeinados. Chá indiano (chai), outro chá que você pode encontrar, é um chá preto feito com uma variedade de temperos. O chá também pode ter o sabor de uma grande variedade de flores, ervas, temperos e frutas, o que pode influenciar sua decisão numa casa de chá.



Como fazer um bule de chá perfeito
1. Esvazie sua chaleira! Use água fria nova e fresca. Nunca use água velha - o oxigênio evaporou. Minha mãe se recusa a beber chá feito com água velha. Ela está certa. É nojento. Não faça isso.
2. Coloque sua chaleira para ferver. Se você está fazendo um bule, pegue o bule e encha com água de torneira morna. Isso aquece a porcelana para que a mudança repentina de temperatura não rache o seu bule.
3. Adicionando o chá. Se você está usando chá solto, um infusor é melhor. Se você está usando saquinhos, coloque eles na água e enrole as linhas na asa para que não se percam. Se você quer usar chá solto diretamente, coloque no bule depois de colocar a água quente, e lembre-se de usar uma peneira ou coador quando for despejar na xícara. Lembre-se de remover seus saquinhos de chá ou infusor quando o chá estiver forte o bastante. Para chá preto, isso é geralmente três minutos.
4. Como tomar seu chá? Você pode tomar seu chá de maneiras variadas. Adicionar leite ao chá preto é comum, o que reduz o tanino no chá - a química que faz o chá levemente amargo na língua. Você também pode colocar chá ou mel. Fatias de limão podem ser colocadas no chá, mas sem leite - irá coalhar. Não use creme ou misturas meio a meio - o que é bom para o café irá subjugar seu chá. Leite com 2% de gordura é o melhor, mas estar livre de gorduras pode deixar seu chá um pouco aguado. Se você está em apuros pode tentar misturar um chá meio a meio com leite desnatado, mas não é realmente recomendado.



3 petiscos super fáceis para a hora do chá
Há acompanhamentos muito fáceis que você pode ter em casa, seja para dividir com um amigo ou simplesmente numa noite fria de inverno.
Torradas com açucar e canela: Faça torradas (geralmente com pão branco, mas eu só como integral, então a seu gosto). Espalhe manteiga e uma mistura de açucar refinado e canela. Eu sei que soa desapontadoramente simples e um pouco estranho, mas é um petisco para chá delicioso. Minha avó, ela mesma tendo seu amor por chá vindo da avó inglesa, sempre fazia elas para meu pai quando criança e então para mim.
Qualquer coisa torrada: Pão de banana ou pão de soda irlandesa são ótimos como torradas, quando estão quentinhos absorvem a manteiga. Pão francês ou italiano cortado em rodelas e torrados com manteiga também são um ótimo acompanhamento para o chá.
Sanduíches de cream cheese e geléia: Cream cheese de um lado, geléia do outro - geralmente morango ou framboesa. Outra ótima geléia para a hora do chá é a marmelada, especialmente aquelas com pedacinhos de casca.
Outras sugestões para uma hora do chá rápida: brioches, biscoitos Danish (como os da foto acima), biscoitos de gengibre, wafer, muffins, etc. Você não tem que fazer petit fous ou macarons demorados para aproveitar seu chá. Uma simples caixa decente de biscoitos encontrados na sua mercearia local pode ser a coisa certa para acompanhar seu chá da tarde.


E é isso!
Espero que você tenha muitas horas do chá por vir! Se você tiver qualquer pergunta, comentários ou conhecimento adicional, sinta-se a vontade para deixar um comentário e eu responderei se esse guia não foi suficiente para você...

Mas eu quero saber mais sobre chá!
Aqui estão algumas excelentes refrências para aprender sobre chá. Há mais informação aqui do que eu jamais conseguiria cobrir em um artigo!
Adagio Teas - Um grande varejista de muitos tipos de chás, assim como uma extensa sessão a respeito.
2 B A Snob - Um enorme site baseado em chá.

Para quem estiver curioso, a maior parte das referências desse artigo veio da minha leitura e estudo de "The London Ritz Book of Afternoon Tea", de Helen Simpson. É absolutamente cheio de excelentes receitas de chá, com um tom de voz muito alinhado, como se você estivesse tendo lições com Mrs. Bucket do show de comédia britânica Keeping Up Appearances. Eu o recomendo altamente de você estiver interessada em oferecer um chá da tarde.


Créditos:
Original:
A Lolita's Ultimate Guide to Tea - Parfait Doll
Tradução: Ichigo

29 comentários:

  1. Estou adorando seu blog! *-* Eu me apaixonei pela moda lolita e confesso que antes confundia os conceitos dessa moda com cosplay >.<'
    Ainda não cheguei a me vestir e não tenho roupas que combinem com lolita, mas depois de ler vários posts e muitas dicas sobre ela, acho que vou tomar coragem e ir as compras^^
    Também adorei esse post sobre chá da tarde*-* e hoje mesmo tinha feito uns bolinhos de morango e granola xD (vou usar para fazer um chá da tarde), me inspirei muitooo pelo seu blog e fiquei com mais vontade de ser uma lolita =D

    http://espelho-de-papel.blogspot.com/ (meu blog onde postos meus desenhos, se quiser faça uma visita^^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente confundir lolita e cosplay é algo ainda comum ^^"

      Fico feliz que o blog tenha te ajudado ♥

      Excluir
  2. Simplesmente ameeei esse post e mal posso esperar para aprender mais sobre chás, obrigada pela tradução Ichigo ^^
    Kisses <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu espero ter mais coisas pra postar sobre chás em breve! Amo ♥

      Excluir
  3. O Chá é realmente mais do que a gente imagina ;3


    Eu vou responder aquele seu comentário essa semana, com um video.
    Porque ai acho que vou conseguir me expressar melhor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chá é ♥ ♥ ♥
      Oh, eu me empolguei naquele comentário, ficou enorme G_G

      Excluir
  4. Own amei. O chá sem dúvidas, tem um aroma de coisas antigas.. com um estilo bem victoriano ♥
    Nunca tive uma tarde de chá por aqui, mais amei a receitinha ♥ quem sabe algum dia desses eu me inspiro pra fazer um chá entre amigas EHEUEHUEHE <3 Gostei bastante do conteúdo, muito útil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro chá, uma das coisas que eu mais quero é um conjunto de chá de porcelana, completo ♥ Mas por enquanto fico só com minha coleçãozinha de canecas mesmo ^^'

      Excluir
  5. Amo muito chá verde! geralmente tomo o chá verde junto com preto! Emagrece, desincha e é uma mistura maravilhosa!! Amo ler seu blog! rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Não quero me identificar por que sou sua fã! Ainda te mando um lindo valentine!

    ResponderExcluir
  7. Esse post é maravilhoso! Me deu até fome! Um dia ainda quero falar dos meus chás favoritos... não tem nada melhor, né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tudo der certo teremos bastante o que falar sobre chás hehehe ^^v

      Excluir
  8. Chá *-* adoro chá. Não sabia da existência desse "High Tea". Adorei conhecer *-*

    Quando eu era pequena costumava tomar chá com leite ( porque estava em escola bilingue e talz,tinhamos o costume de fazer o chá das cinco como os ingleses) mas nunca soube que tinha esse nome!

    Adorei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca aprendi a preparar chá preto com leite propriamente, quando for numa casa de chá vou pedir só pra ver como é quando feito direito! xD

      Eu gosto de tomar chá desde criança, tomava mais chá mate gelado, e chá de erva cidreira em noites frias ^^

      Excluir
  9. Eu não sabia de nada disso o-o
    Uma pena eu não gostar de chá...

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia nada :)
    primeira vez que estou visiando seu blog.
    Achei fantastico :)
    Tem fb?

    Um beijo ;*

    ResponderExcluir
  11. que tipo de chá é bom gelado?

    PS.: adorei o post! estou mais motivada para tomar chá^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer chá é bom gelado! Chá matte e chá preto ficam bons gelados com limão.
      Meu prefeiro é o chá vermelho com amora da Feel Good, mas gosto de todos os chás da marca.

      Excluir
  12. Ahh, esse post ficou ótimo, super completo! Até me deixou com vontade de tomar chá agorinha mesmo. xD
    Adorei. =)

    ResponderExcluir
  13. Adorei o high tea, achei mais interessante (alimentarmente falando 8D) do que o chá das 5. Acho que vou começar a praticá-lo xD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...