terça-feira, 31 de maio de 2011

Os detalhes que fazem uma roupa

Um outfit de Lolita é muito mais que apenas uma saia em formato de sino retangular com um print bonitinho e alguns babados. Vestidos de Lolita tem mais detalhes que muitas vezes passam despercebidos pela a maioria das pessoas que o veste! Neste post eu vou mostrar os mais de vários diferentes detalhes que encontramos em peças de qualidade de Lolita, então aquelas que de modo que não tem sorte o suficiente para ter uma peça de Lolita ou duas terá que aprender a ter atenção para quando for comprar alguma peça de Lolita ou fazer-lá. Como bem para aqueles que estão familiarizadas com elas para aprender a ter um segunda visão e apreciar os detalhes que vão fazer um vestido de Lolita, ou blusa, ou saia, ou mais modestamente um headbow perfeito.

Enquanto eu fazia um pouco de pesquisa para este artigo eu me deparei com a frase “relíquias de costura” enquanto procurava por diferentes tipos de detalhes de vestido. Enquanto a maioria de nossos vestidos de Lolita não são carinhosamente feitos a mão por nossas mãe ou avós com a intenção de ser passada para nossas filhas, Lolita continua transmitindo muitos detalhes como parte de herança. É obvio que muito de amor foi posto nos projetos desses vestidos.


Laços (Bows)
Laços são um jeito simples de adicionar alguma beleza e elegancia a um outfit de Lolita. Eles são muito bonitos, mas não é em qualquer lugar que você pode colocar um laço em um vestido de Lolita! Descendo pela a frente do corpo, na barra da saia, nas mangás, praticamente em qualquer lugar que haja um espaço livre o laço pode ser posto! Veja este tutorial sobre como fazer um laço bem feito.



Pintucks
Pintucks é um detalhe Lolita muito comum, e são encontrado em muitos vestidos de Lolita, blusas e até os bloomers. Eles são frequentemente encontrados em volta da parte inferior da saia, ou contornando a frente das blusas. Eles adicionam um pouco de toque vintage ao design dos vestidos, e são mais encontrados nas peças de cores lisas para adicionar alguma textura interessante a peça. Se você quiser tentar fazer seus próprios pintucks, dê uma olhada neste tutorial.



Renda da bainha
Enquanto a renda é usada para decorar, entrecruzar um vestido ou rodar o final das saias, eles certamente não são obrigatórias, mas você terá dificuldade de encontrar uma peça de Lolita que não tenha uma renda rodando abaixo da barra da saia. Até simples saias de Lolita que apresentam estampas em vez de detalhes, usualmente continuam a ter um pouco de renda rondando abaixo a bainha da costura.



Passa-Fita
Quando a renda é usada para decorar vestidos e não abaixo da bainha, um jeito comum de adicionar mais detalhes é usar um passa-fita, que é uma renda com canais que atravessam o meio, onde uma tira de fita pode ser colocada entre eles. A fita é passada entre os canais e um bonitinho laço pode ser feito onde as costuras se encontram!



Shirring
Desde quando a maioria das roupas de brands começou a fazer apenas um tamanho, eles começaram a por o shirring para que a maioria das pessoas de tamanhos diferentes pudesse entrar em seus vestidos. O shirring pode ser encontrado em vários lugares diferentes, pode ser um pequeno painel entre as costas, em volta de todo o corpete, em toda as costas, ou até mesmo na cintura. Aqui é uma união de diferentes modos de fazer um shirring no Estilo Lolita, uma usa tiras finas de elástico (mas não são tiras de elástico comuns, raramente trabalham com vestidos de Lolita feitos com tecido mais grosso), o outro se baseia em tiras de elástico. O shirring quando feito direito, muitas vezes cria uma textura muito interessante e elegante ao tecido, mas quando feito errado pode fazer a peça parecer mal ajustada.



Corset Lacing (Espartilho Ajustável)
O corset lacing é um detalhe usado que pode ser encontrado na maioria dos vestidos de Lolita, mas ele caiu de popularidade. Agora apenas encontrado nas costas de um vestido para que possam ser menores, não mais na frente do corpo ou até em volta da saia. O corset lacing é frequentemente feito por uma fita que passa por rendas com aberturas, mas às vezes ilhós e até um pouco de laços de fita são usados.



Franzidos (Pregas)
Como o shirring, os franzidos providenciam uma textura interessante e elegante ao tecido, mas diferente dele, franzidos não são apropriados para serem esticados e costurados em seu lugar. Um lugar comum de encontrar franzidos é em frete ao busto da frente ou às vezes junto a saia. Eles são frequentemente usados para vestidos que tem um pouco mais de elegância ou até um look Vitoriano neles.



Babados
Babados são tão comuns como as rendas em torno das baixas dos vestidos de Lolita, e quando fazer suas próprias roupas de Lolita, ou comprar abaixo do preço ou quando uma boa renda não pode ser comprada é recomendado que você em vez disso procure por um vestido com babados. Embora os babados possam ser comumente combinados com a renda.



Bordados/Aplique
Bordados e apliques não são tão frequentemente usados, mas quando são o efeito é bastante impressionante! Flores e estilo "vine-like" (Nota de tradução: Não encontrei uma boa maneira de como traduzir esse termo e achei melhor deixar ele no original. Se alguém souber um termo melhor para definir eles, por favor me diga) são motivos bastante populares em peças de Lolita, mas designs mais elaborados e grandes são usados também como ponto de foco em saias e casacos. Fios de ouro metálico são frequentemente usados em bordados de Lolita, dando ao bordado um toque de exuberância e decadência.

Esses diferentes detalhes de confecção são usados em abundancia em vestidos de Lolita, uma saia de cor lisa pode ter pintucks, franzidos, renda na bainha, babados, laços, passa-fita, e até mesmo bordados. Em um post antigo sobre o Old School Sweet Lolita, esses elementos são frequentemente usados para deixar claro que os vestidos coloridos se destacam de uma maneira muito over-the top que não ousam em revolucionar com estampas coloridas. E de fato antes que as estampas customizadas fossem comuns na moda, as brands faziam mais diferentes detalhes para fazer as suas peças parecerem interessantes e decadentes. Eu tenho notado que a maioria das brands parece confiar mais e mais em estampas para fazer as suas peças interessantes e usando como base um vestido mais simples. Se você olhar de perto qualquer desses vestidos estampados, e tentar ver o vestido em vez da estampa, você notará que eles são relativamente vestidos simples. Um pouco de renda na barra e alguns babados no corpo talvez.

Para uma Lolita que costura suas próprias roupas, considere em aprender a fazer um pouco dessas técnicas para adicionar a sua próxima peça. Mesmo que aprenda como fazer pintucks e como fazer bons babados, pode tentar tantas várias opções diferentes quando você fizer a sua próxima peça.



Essas duas são a mesma saia básica, em formato de retângulo, mas com pintucks, babados e renda, isto fez a saia parecer completamente diferente e sem dúvidas Lolita. Enquanto aprender essas coisas pode ser complicado e a saia da direita parecer que toma menos tempo, esforço e um pouco de dinheiro extra para pagar alguns metros de renda, às vezes um esforço extra pode fazer um grande impacto em uma saia relativamente simples.

Enquanto um vestido com estilo e detalhes de herança de família não é visto com tanta frequência com o passar dos anos, brands continuam a fazer um monte de peças com eles! Você muitas vezes tem que procurar em volta de um mar de estampas fortes e design simples. Aqui estão um pouco dos meus favoritos que são atualmente vendidos em sites de brands.




Como você pode ver todos estes vestidos contém com pelo o menos um par de diferentes tipos de detalhes, até o mais simples JSK da Innocent World contém pintucks, corset lacing, e renda em torno da parte de baixo, fazendo ele sair de um simples vestido plissado ao que faz ser obviamente um vestido lolita.

Eu espero que aqueles que são relativamente novos para a moda e considerem em fazer, ou mesmo comprar mais barato o seu primeiro vestido lolita tenham aprendido com este post que enquanto uma simples saia em formato de sino com um espatilho faz de fato um roupa lolita, não há realmente muito além do estilo do que a silhueta!

Quais são alguns dos seus detalhes favoritos de Lolita? Meu favorito é definitivamente os pintucks! Eles instaneamente me lembram dos milhões de vestidos noturnos e camisas femininas Vitorianas. Eles são apenas simples linhas de pregras de costura, mas eles podem realmente fazer uma peça ir de um tipo enfadonho para o certo.


♥ Créditos:
Original: The Details That Make The Dress – F*** Yeah Lolita
Tradução e adaptação: AnneKira
Postado originalmente em O Jardim de Anne Sagittarius

4 comentários:

  1. Que post útil, principalmente pra quem faz ou pretende fazer handmades *-*

    ResponderExcluir
  2. Esse artigo é ótimo!! Eu amei lê-lo!!!
    Quando vi o bow, me lembrei na hora da Marie Antoinette e seu maravilhoso guarda-roupa! *-*
    Os pintucks decididamente, são uns dos detalhes preferidos da minha avó, que é costureira!! Ela colocou até no obi de um kimono que pedi a ela! ;P Doces lembranças ao ver tantas fitas e babados (meus vestidos de criança, também feitos pela minha avó!)! ^^

    ResponderExcluir
  3. Já havia lido esse artigo original em inglês. Foi ótimo relê-lo! Dessa vez em português! Excelente artigo! Excelente tradução!!

    ResponderExcluir
  4. Pintucks são meu detalhe favorito, minha mãe me ensinou a fazer, ou pelo menos tentou, mas o nome que ela deu era outro.
    Em fim, é por isso que quero muito aprender a costurar; só pra fazer roupas lindas e cheias de detalhes pra mim e para a minha filha.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...